
Prédios históricos de Curitiba recebem projeto antipichação
Lorena Pelanda
19 de setembro de 2018, 07:58
Neste sábado (22) será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, com o objetivo de estimular que as pessoas utilizem outro meio..
Lorena Pelanda - 20 de setembro de 2018, 07:24
Neste sábado (22) será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, com o objetivo de estimular que as pessoas utilizem outro meio de transporte, como a bicicleta, durante a data.
Só o Paraná tem mais de sete milhões de veículos, um aumento de 75% em dez anos. Com uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes, o que representa 0,62 veículos por cidadão paranaense, fica fácil supor que em mais dez anos teremos mais carros do que pessoas morando no Estado.
A data foi criada na França em 1997.
O Dia Mundial Sem Carro promove a reflexão ao uso excessivo do automóvel, já que é responsável pela emissão de mais de 72% dos gases que causam o efeito estufa, como dióxido de carbono e metano. Além disso, necessita de pelo menos cinco vezes mais energia para transportar um passageiro do que um ônibus. Outra consequência da grande quantidade de carros presentes nas vias públicas é a piora do trânsito. Quanto mais congestionado, maior o efeito nocivo à saúde mental e física da população.
Em 2016, por exemplo, o motorista curitibano perdeu 83 horas parado em congestionamentos.