Corpo de Bombeiros já fez 78 salvamentos na Operação Verão

Francielly Azevedo


Da CBN Curitiba

O tempo chuvoso não afastou os veranistas das praias paranaenses. Embalados pela festa de Natal e o início do recesso, muitos turistas decidiram tomar banho de mar ou de rio. E, com isto, o Corpo de Bombeiros registrou uma grande quantidade de salvamentos nos primeiros dias de Operação Verão.

A capitã Rafaela Diotaveli, do Corpo de Bombeiros, revela o número de atendimentos. “O Corpo de Bombeiros neste primeiro fim de semana da Operação Verão trabalhou com 89 postos de guardas-vidas ativos em todo litoral. Tivemos a média de 78 salvamentos, mas nenhum com gravidade”, detalha.

Apesar de nenhum caso grave, a capitã Rafaela faz um alerta e repassa orientações importantes para evitar acidentes. “Então orientamos para que quando a população chegar aqui no litoral sempre ter bastante calma, procurar um posto de guarda-vida, onde ela possa escolher o melhor local para banho, pegar as orientações de qual o melhor local, onde ela não deve entrar e o que ela deve evitar. Tomando esses cuidados ela pode aproveitar o verão com segurança para evitarmos os afogamentos”, destaca.

De acordo com a capitã Rafaela, os turistas que vão até uma praia pela primeira vez, que não conhecem o lugar, devem deixar um pouco de lado a empolgação pela novidade e obter informações sobre as características do local. Outro alerta importante é a observação constante das crianças.

“Sempre o responsável deve estar junto tanto no mar quanto na areia. Porque além de se afogar a criança pode vir a se perder. Tome aquele velho cuidado com bebidas alcoólicas e excesso de alimentação, isso com o mar não combina. E aquele lugar que você vai escolher, principalmente perto de pedras, não recomendamos banho ou salto, assim você evita algum tipo de acidente”, ressalta.

E por que a gente faz esse reforço aqui na CBN? Na última Operação Verão, apenas entre os dias 22 de dezembro de 2016 e 5 de janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros fez nove mil advertências aos banhistas na areia e atendeu 333 situações de afogamentos em toda a faixa litorânea paranaense. Neste período, foram registradas quatro mortes por afogamento.

A Operação Verão 2017/2018 vai até o Carnaval. Foram montados 89 postos com guarda-vidas no litoral do Estado. Trezentos e setenta profissionais vão se alternar neste atendimento, que ocorre todos os dias das 8h às 20h nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.