34 presos com covid-19 fogem de cadeia no Paraná, diz Depen

Vinicius Cordeiro

paraná covid cadeia

34 presos diagnosticados com o novo coronavírus fugiram da Cadeia Pública de Cambará, na região norte do Paraná, de acordo com o Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná). Os detentos, que conviviam com a superlotação, escaparam após cavarem um túnel de aproximadamente 30 metros por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira (22).

Segundo o Depen, a PM (Polícia Militar) prestou apoio à contenção do presídio e na busca dos fugitivos. Quatro já foram recapturados até o início da tarde. A carceragem foi interditada e novas entradas na cadeia estão proibidas.

“Nós estamos trabalhando desde cedo, fazendo a limpeza e esperando a chegada do concreto na unidade. Vai ser consertado ainda hoje. Os presos estão do outro lado da unidade”, disse o coordenador estadual do Depen, Reginaldo Peixoto ao Paraná Portal.

Segundo ele, a testagem em massa foi solicitada à Secretaria de Saúde. Na primeira testagem, foram 13 pessoas confirmadas com coronavírus.  “Diante dessa testagem positiva, solicitamos uma testagem em massa junto à Secretaria de Saúde. No domingo recebemos o diagnosticados: dos 122 presos, 118 foram confirmados”, completou Peixoto.

Além dos detentos, outros três agentes penitenciários também tiveram diagnóstico positivo. Todos os infectados estão sendo acompanhados diariamente por uma equipe no próprio local. Segundo o Depen, o estado de saúde dos presos é considerado bom. A maioria está assintomática enquanto outros têm sintomas leves. Por fim, o Depen afirma que não foi necessária nenhuma transferência para tratamento de saúde.

“Estamos em quarentena na unidade, sem transferências e sem receber novos presos na unidade, até o tratamento adequado dessas pessoas e a liberação pelo setor de Saúde do município”, finaliza o coordenador estadual do Depen.

PRESOS COM COVID-19 NO PARANÁ

O Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) elaborou um mapa de monitoramento da covid-19 nas unidades penais do Paraná. Segundo a plataforma, são 190 policiais penais e 590 presos infectados com o novo coronavírus. De acordo com o sindicato, um agente e três detentos morreram por complicações da doença.

Já o último boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que o Paraná acumula 4.103 mortes e mais de 143 mil infectados.

Previous ArticleNext Article