Estudante é denunciado por racismo após publicar vídeo nas redes sociais

Redação

A 24ª Promotoria de Justiça Londrina apresentou denúncia criminal por racismo contra o estudante Pedro Bellintani Baleotti, de 25 anos. No ano passado, ele postou um vídeo no segundo turno das eleições, no dia 28 de outubro, em que ameaçava eleitores do PT. Nas imagens, ele chegava a afirmar: “essa negraiada [sic] vai morrer”.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o estudante instiga a discriminação de raça e cor. O vídeo foi divulgado pelas redes sociais, com grande repercussão.

De acordo com a denúncia, o jovem praticou crime de racismo, “desejando a morte das pessoas negras” e contribuindo “para incitar a discriminação contra os negros […], proferindo palavras impróprias e pejorativas”.

Ele responderá pela prática do crime de racismo qualificado, que prevê pena maior (reclusão de dois a cinco anos e multa), de acordo com o parágrafo 2o do artigo 20 da Lei do Racismo (Lei Federal nº 7716/89), na medida em que “a discriminação e o preconceito de raça e de cor” foram praticados por intermédio de meios de comunicação social, provocando grande repercussão social.

Previous ArticleNext Article