Mais de 5 mil candidatos faltaram ao vestibular da UFPR

Mariana Ohde


Com William Bittar, CBN Curitiba

Mais de 55 mil candidatos estão na disputa pelas 5.439 vagas de graduação em 119 cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A primeira prova foi realizada neste domingo (29), nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

O número de faltantes foi de 10,64%, cerca de 5.875 candidatos, de um total de 55.209 inscritos.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a novidade do vestibular desse ano foi a antecipação da banca de validação dos cotistas. “Essa banca verificava a autodeclaração dos cotistas depois de terminado todo o processo do vestibular. Se alguém fosse desclassificado, ele apenas estava fora. Nesse ano, nós deslocamos para antes da primeira fase, de modo que aquele que eventualmente seja desclassificado no caso das cotas possa concorrer de outra maneira”, explica.

De acordo com o coordenador do Núcleo do Concursos, Mauro Belli, a segurança foi melhorada para o vestibular desse ano e o detector de metais foi utilizado já na chegada do aluno na sala de prova, uma mudança que facilita a fiscalização dos locais de prova. “Até o ano passado, nós fazíamos essa verificação apenas para os candidatos que fossem ao banheiro. A partir desse ano, começamos a fazer esse processo no momento em que os candidatos entram na sala, de modo que todos os candidatos são verificados”, afirma.

A segunda etapa da prova será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, com questões específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos e uma redação. O resultado da primeira fase do vestibular da UFPR deve sair até o dia 14 de novembro.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal