Ponta Grossa registra caso de dengue contraído na própria cidade

A secretaria da Saúde do Paraná confirmou a ocorrência de um caso autóctone de dengue em Ponta Grossa, nos Campos Gerais..

Cleverson Bravo - BandNews FM Curitiba - 15 de janeiro de 2019, 08:27

A secretaria da Saúde do Paraná confirmou a ocorrência de um caso autóctone de dengue em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O paciente contraiu a doença no próprio município. Outros dois casos de dengue foram confirmados na região.

Até agora, não havia registro de circulação do vírus nos Campos Gerais. Mais seis ocorrências estão sob análise. Os pacientes são de Carambeí, Castro e Palmeira, todos de pessoas que viajaram antes de apresentarem os sintomas. A Regional de Cornélio Procópio investiga a morte de uma adolescente sob suspeita de dengue no Norte Pioneiro. Segundo a secretaria de saúde, o resultado dos exames não indicam a ocorrência da doença, mas o estudo do caso ainda não foi fechado.

Desde agosto, 129 pessoas foram diagnosticadas com dengue, em 38 municípios, especialmente do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A cidade de Uraí, no Norte Pioneiro, atingiu a situação de alerta de epidemia. A orientação é procurar atendimento de saúde logo nos primeiros sintomas de dengue. O diagnóstico precoce e o tratamento no menor tempo possível reduzem de forma significativa as chances de agravamento do caso.

Os sintomas são febre acompanhada de dor de cabeça, dor articular, dor muscular e dor atrás dos olhos ou mal-estar geral. O verão, com temperaturas mais altas e o clima chuvoso, contribui para o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.