30% das vagas em novas creches de Curitiba são de meio período

Paraná Portal

Por Metro Curitiba

A abertura, nesta segunda-feira (12), de dez novas creches em Curitiba inaugura também um novo modelo de funcionamento de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), na capital. Segundo a prefeitura, até 30% das vagas nestas unidades poderão ser em meio período (pela manhã ou tarde).

Até então, dos 206 CMEIs de Curitiba, apenas um, o Nice Braga, no Santa Quitéria, atendia em apenas um dos períodos.

Os restantes eram integrais dos 0 até os 3 anos Segundo disse a Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila em audiência na Câmara Municipal, na semana passada, nas novas unidades as famílias poderão escolher entre o integral ou meio período.


“Não é uma invenção, não é uma ideia nova que surgiu do dia para a noite. É um pedido trazido pelos chefes de núcleos que estão atendendo as unidades”, afirmou. Ainda segundo Maria Silvia ‘há procura e há pedidos dos pais para esse atendimento (em meio período)”.

Ela disse ainda que, por enquanto, as 10 unidades serão as únicas a oferecer as vagas: o resto da rede se mantém da mesma maneira. Inacabadas As dez creches que passam a funcionar hoje foram construídas na gestão anterior, mas deixadas inacabadas.

“Não tinha enxoval, não tinha geladeira, fogão, máquina de lavar roupas”, cita a secretaria. Segundo ela, o pessoal que vai trabalhar nelas veio de uma reorganização dos quadros da prefeitura.

As novas creches são no Sítio Cercado (3); Tatuquara (2), Campo de Santana, CIC, Augusta, Guaíra e São João.

Ainda faltam vagas

Os números da Prefeitura apontam para falta de vagas de vagas em creches. Segundo a própria secretaria só 57% das crianças até 3 anos são atendidas. O índice, no entanto, é superior ao estabelecido pelo Plano Nacional de Educação para este ano, de 50%.

De acordo com um levantamento do Ministério Público do começo deste ano, 7.690 famílias tiveram recusados seus pedidos de vagas em creches na Capital desde 2014. Já para as crianças de 4 e 5 anos (na pré-escola) a cidade universalizou o atendimento em 2016.

Em 2017, a Prefeitura ampliou em 2.211 as vagas em creches e pré-escolas. Para 2018 a expectativa é de aumentar em pelo menos mais 1.033 vagas com a abertura de novas e funcionamento pleno das 10 creches.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook