Novo aplicativo de transporte é lançado na Região Metropolitana de Curitiba

Thaissa Martiniuk - Bandnews FM Curitiba


Um novo aplicativo de mobilidade, que já opera em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi lançado nesta terça-feira (27) no Paraná. O aplicativo chamado de Garupa já tem 24 bases em 66 municípios da região Sul do país e pelo menos 8 mil motoristas já estão cadastrados no novo serviço de transporte.

De acordo com o Jorge Tamura, um dos sócios operadores do serviço, o principal foco do aplicativo é atender passageiros da região metropolitana de Curitiba. Ele afirma que a empresa tem um trabalho diferenciado e chegou ao Estado depois de pedidos dos próprios motoristas.

“Nosso modelo de negócio é diferente. A gente começa pequeno, nas cidades menores, e vai migrando. Invariavelmente, a gente vai chegar nos grandes centros. No Rio Grande do Sul já está bem disseminado. Subimos para Santa Catarina”, explica. “Estamos começando essa ação na região metropolitana para, futuramente, chegar a Curitiba”, disse.

O aplicativo Garupa tem tecnologia 100% nacional e o objetivo é promover a economia local. O empresário explica que o repasse aos motoristas é de 80% do valor das corridas e para os passageiros a vantagem é em relação ao valor da corrida que é fixo. “O passageiro vai ter, na primeira corrida, 50% de desconto, só baixando o aplicativo”.

Ele também explica que há parceria com os municípios, com a promoção de eventos locais e de relacionamento com os motoristas. “Existe a segurança do passageiro por saber quem é o motorista, que ele é da região, conhece a região. Isso tudo é questão de humanização”, afirma.

Jorge Tamura ressalta ainda que o Garupa é um modelo de negócio que permite aos interessados se tornarem sócios operadores. De acordo com o empresário, o motorista cumpre um papel de gestor do aplicativo no município onde atua.

“Nosso negócio é humanizado. A gente indica sócios-operadores em cada região. A tarefa deles é fazer a convergência dos motoristas”, disse. “Ele não vai falar com central de atendimento, e-mail. São os sócios que estão lidando com o modelo. E como somos moradores locais, a gente entende a região, a gente quer promover segurança, relacionamento com passageiro e motorista”.

Outro diferencial é que a empresa desenvolveu uma opção em que ao final de cada corrida o passageiro avalia o motorista e caso deseje pegar a próxima viagem com a mesma pessoa, basta clicar na opção Favoritar. A empresa possui três modalidades de pagamento pelo app: pré-pago, cartão de crédito e dinheiro. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS.

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