Benção dos carros na Igreja dos Capuchinhos reúne dezenas de pessoas

Começou às 6h e segue até 21h, desta sexta-feira (4), a tradicional bênção dos carros na Paróquia Nossa Senhora d..

William Bittar - CBN Curitiba - 04 de janeiro de 2019, 09:50

Foto: William Bittar / CBN Curitiba
Foto: William Bittar / CBN Curitiba

Começou às 6h e segue até 21h, desta sexta-feira (4), a tradicional bênção dos carros na Paróquia Nossa Senhora das Mercês. A expectativa é que 13 mil condutores passem para receber a oração e a proteção para o ano que se inicia. Seja de carro, de moto e até de bicicleta, o que vale mesmo é a bênção recebida.

Toda primeira sexta-feira do ano a tradição de milhares de pessoas é passar pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, também conhecida como Igreja dos Capuchinhos. O Frei Rivaldo conta um pouco mais sobre essa proteção, que não serve apenas para a condução dos veículos, mas sim, para a condução da vida de cada um durante esse ano.

"Todos buscamos uma bênção, uma graça para nossa vida, sobretudo no começo do ano, onde a gente quer se encher de esperança e confiança. E essa é uma oportunidade", diz. "Nosso objetivo aqui é, de fato, abençoar as pessoas, para que elas, abençoadas, se sintam fortalecidas para encarar o ano que se aproxima".

A Sirlei Vieira chegou na fila e logo recebeu a bênção. Ela confessa que não faz todos os anos, mas sim, quando consegue um tempo nas tarefas do dia a dia. Com a bênção recebida ela já acredita que 2019 será um ano ainda melhor. "Toda oração é importante", disse. "É para melhorar a vida, ainda mais!".

Se conhecemos esse dia como o dia de benzer os carros, acho que já dava para mudar um pouco, pois a bênção é dada para quem quiser receber, seja no carro, na moto, e até mesmo na bicicleta, como é o caso da Deisi Kaviski. "Meu ir e vir é de bicicleta, já tive acidente com mountain bike", conta. "Como eu gosto dessa proteção divina, espiritualidade é tudo, eu vim abençoar".

Nesta sexta, a bênção acontece nos dois lados da Av. Manoel Ribas, na quadra onde fica a Paróquia e também em uma das pistas da Rua Júlio Perneta. Não há bloqueio de ruas e agentes da Setran orientam o trânsito.

São 50 freis capuchinhos, divididos em cinco equipes, que fazem a oração de proteção para os veículos e os condutores. A expectativa é que mais de 13 mil veículos recebam a bênção.

E mesmo quem não tiver um tempinho até às nove horas da noite para receber a bênção, não precisa se desesperar. Os Freis Capuchinhos estão aqui de segunda a sábado, no período da manhã e da tarde fazendo essa oração para quem quiser.

E se você não quer passar o final de semana sem essa proteção, os freis estarão neste sábado (5), das seis horas da manhã até às 20 horas, no Santuário São Leopoldo, na Rua Santa Eulália de Barcelona, número 273, no bairro CIC. Por lá, a expectativa é de benzer cinco mil veículos.