Prefeitura lança edital de licitação para restauro do Belvedere

Redação e Assessoria


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba lançou, nesta semana, o edital de licitação para a execução dos trabalhos de restauro e revitalização do Edifício Belvedere, localizado na Praça João Cândido, no São Francisco.

A construção, de 1915, foi destruída por um incêndio em dezembro de 2017.

O aviso foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 12 de setembro. As propostas devem ser entregues e abertas no dia 15 de outubro, às 9h, no auditório da secretaria.

Com valor máximo de R$ 1.458.287,97, o edital prevê o restauro interno e externo do edifício conforme as especificações técnicas.

O prazo de execução das obras é de oito meses a partir da Ordem de Serviço. O prédio será a nova sede da Academia Paranaense de Letras (APL) e irá abrigar um café escola do Sesc Paraná.

Palácio

Exemplar arquitetônico desenhado com linhas art nouveau, o prédio foi construído em 1915 pelo então prefeito Cândido de Abreu para ser um mirante no então ponto mais alto urbanizado da capital. A edificação teve outros usos, tendo sido, nos anos 20, sede da primeira rádio do Paraná, a Rádio Clube Paranaense.

Na década de 30 passou a ser Observatório Astronômico da antiga Faculdade de Engenharia do Paraná e, em 1962, sede da União Cívica Feminina Paranaense.

Anos mais tarde, em 2008, o prédio foi usado como posto da Polícia Militar e, entre 2012 e 2014, transformado no primeiro Centro Estadual de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="553878" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]