Sesc oferece curso gratuito de teatro para crianças de baixa renda

Mariana Ohde

O Sesc do Paraná abriu as inscrições para as bolsas gratuitas do Laboratório Sesc de Vivência Teatral, do projeto Centro de Difusão de Artes Cênicas (CDAC).

A iniciativa oferece aulas de teatro para crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, que sejam dependentes de comerciários ou vindos de famílias de baixa renda. “O público alvo são crianças e jovens que estudem em escola pública ou sejam bolsistas integrais de escola particular ou dependentes de trabalhadores do comércio”, explica a Orientadora de Atividades, Isadora Terra.

As aulas são realizadas no Sesc da Esquina, em Curitiba, e abordam teoria e prática. Os alunos aprendem técnicas de interpretação, preparação corporal e vocal, direção artística e até técnicas de iluminação e cenografia. “As aulas são elaboradas através das experiências e interesses que essas crianças e jovens tenham, assim o teatro entra como uma linguagem que agrega dentro das vivências que eles já tem e possibilita novos horizontes, perspectivas e práticas”, conta Isadora.

O projeto começou em 2017, segundo a orientadora, como projeto piloto, e foi construído junto aos alunos. “Um dia eles traziam uma música ‘topzera’ que eu não conhecia, aí fazíamos um trabalho corporal com ela. Outro dia, eles se abriam pra que eu pudesse trazer uma música e assim eles em grupos propunham jogos cênicos e corporais inventados por eles através dessa música que eu trazia… E assim fomos construindo juntos a ideia toda”, explica.


Com um formato aberto, o curso atende diversas necessidades e perfis. “O coletivo consegue agregar todas as diferenças e convivemos em harmonia e com muita parceria”, afirma Isadora. “A orientação é que ninguém deixe de ser quem é, apenas possibilite a si mesmo se gostar e entender que o teatro/vida tem espaço pra todas as características e todos sem exceção são muito importantes!”.

Turmas e vagas

São três turmas, uma de teatro infantil (9 a 12 anos) e duas para adolescente (12 a 17 anos). A turma de teatro infantil 9 a 12 anos terças e quintas das 8h30 as 11h30; 12 a 17 anos terças e quintas das 14h as 17h ou 12 a 17 anos quartas e sextas das 14h as 17h.

Cada turma dispõe de 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso haja mais inscrições do que vagas, serão abertas listas de espera.

As aulas vão de fevereiro a dezembro, com dois encontros semanais de três horas cada um.

Os requisitos para participar do programa estão disponíveis no edital, assim como a documentação necessária para matrícula, termo de compromisso e dias em que as aulas serão ofertadas. As informações podem ser acessadas no site do Sesc.

Post anteriorPróximo post
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal