Instituto de Meteorologia emite alerta de tempestades para todo Paraná

Fernando Garcel


Uma área de instabilidade atmosférica que avança do nordeste da Argentina e do noroeste do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná deve trazer tempestades para todas as regiões do Estado nesta sexta-feira (10), de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

A possibilidade de formação de tempestades no Paraná e Santa Catarina fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um aviso meteorológico laranja, o segundo maior na escala de perigo climático. De acordo com o aviso, a chuva pode vir acompanhada de raios, granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora. As tempestades têm potencial para causar estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica.

Capturar

Capturar

O meteorologista, Cezar Gonçalves Duquia, chama a atenção para a quantidade de raios registrados no território paranaense na tarde desta sexta-feira. “Nosso sistema de detecção de raios, contabilizou em apenas 15 minutos 3050 raios. Esta contabilização são dos raios da terra para a nuvem”, diz Duquia. Os equipamentos do Simepar registraram esse número de descargas elétricas entre 13h45 e 14h e não contabilizam raios nuvem-terra e intra nuvens.

Final de semana

De acordo com o Simepar, a frente fria segue para o sudeste do Brasil no sábado e faz com que as condições do tempo fiquem melhores no Paraná. Não são previstas chuvas significativas, mas há possibilidade de chuviscos ocasionais no período da noite na faixa leste.

Previous ArticleNext Article