Vestibular UFPR: lista de aprovados para segunda fase será divulgada hoje

Fernando Garcel

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai divulgar a lista de aprovados para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 na tarde desta terça-feira (14), a partir das 14 horas, no site do Núcleo de Concursos. Os nomes poderão ser consultados sem necessidade de login e senha, e estarão reunidos por opção de curso.

Confira o gabarito extraoficial e a correção online das provas do Enem

De acordo com a instituição, a lista vai ser divulgada simultaneamente no aplicativo da UFPR, o +UFPR. O App está disponível para as plataformas iOS e Android.

Mais de 55,1 mil candidatos se inscreveram para o concurso. Neste ano, a UFPR oferta 5.439 vagas. Segundo o edital do vestibular, o número de candidatos na segunda fase é equivalente a três vezes o número de vagas disponibilizada para cada curso. Os não convocados serão considerados eliminados do processo seletivo.


Segunda fase

A divulgação do ensalamento da segunda fase do vestibular deve ocorrer na próxima quarta-feira (22), também no site do NC-UFPR.

A prova terá foco em Compreensão e Produção de Textos e está marcada para o dia 26, a partir das 14 horas. A duração máxima é de quatro horas e trinta minutos. A abertura dos portões ocorrerá às 12h40, com fechamento às 13h30. Comum a todos os candidatos, a prova será composta de três questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos.

Para alguns cursos, estão previstas ainda provas específicas e práticas. No caso dos cursos de Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e Estatística e Matemática Industrial, os candidatos concorrem em um Processo Seletivo Estendido (PSE), que inclui a verificação do aproveitamento dos candidatos em disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano letivo de ingresso.

Já para concorrer a vaga nos cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), Design de Produto, Design Gráfico e de Arquitetura e Urbanismo, haverá Prova de Habilidade Específica.

Concorrência

Além da lista de convocados para a segunda fase, o NC-UFPR divulgará a relação candidato por vaga do Vestibular 2017/2018, considerando as listas de concorrência (ampla e cotas).

No processo seletivo anterior, os dez cursos com maiores índices de concorrência (na lista de ampla concorrência) foram: Medicina (Curitiba), com 79 candidatos por vaga; Medicina (Toledo), com 73,93; Direito (Matutino), com 35,33; Psicologia, com 31,72; Publicidade e Propaganda, com 30,50; Arquitetura e Urbanismo, com 29,80; Direito (Noturno), com 28,93; Medicina Veterinária (Curitiba), com 27,71; Biomedicina, com 22,75; e Design Gráfico, com 21,75.

Importante destacar que o número de vagas ofertado pelo Vestibular 2017/2018 não se confunde com as vagas reservadas para a seleção via Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018, do Ministério da Educação (MEC), que ocorre por edital específico, ainda não divulgado.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook