Prefeituras ajustam horários nos últimos dias de vacinação contra poliomielite e sarampo

Lucian Pichetti - CBN Curitiba e Metro Jornal Maringá

A prefeitura de Curitiba voltou atrás com relação ao horário estendido de atendimento nas salas de vacinação, que ficam nas unidades de saúde. Até esta sexta-feira (31), quando termina a Campanha contra a poliomielite e o sarampo, os postos atenderiam a população até às 19h. Agora, a vacinação vai ser feita até o horário de funcionamento dos postos, ou seja, até às 17h, 18h ou 19h, dependendo de cada unidade.

O horário e endereço das unidades estão no site da Secretaria de Saúde.

Na terça-feira (28), quando o horário estendido estava valendo, a reportagem da CBN apurou que algumas unidades fecharam as salas antes das 19h e algumas pessoas perderam tempo e saíram sem a imunização.

Público

Pais e responsáveis devem levar crianças de um a cinco anos de idade a uma Unidade Básica de Saúde para serem imunizadas. As vacinas estão disponíveis em 110 postos na capital. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação. As vacinas são indicadas, inclusive, para as crianças que já foram imunizadas antes da campanha.


Em Curitiba, a cobertura da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo – é de 95,8% e da vacina contra a poliomielite é de 92,9%. Apesar de a campanha terminar na sexta-feira, o Ministério da Saúde orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra as doenças a abrir os postos de saúde no próximo sábado (1º). Cerca de 3,3 milhões ainda não foram imunizadas no país.

A Secretaria de Saúde de Curitiba afirmou que estuda a possibilidade de abrir os postos da capital no sábado.

Maringá

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, prevista para terminar amanhã, foi prorrogada até sábado (1º). A cobertura ainda está distante da meta. Até ontem de manhã, haviam sido vacinadas 13.720 crianças contra pólio (79,4%) e 13.632 crianças contra sarampo (79,0% ). A meta é vacinar 17.265 crianças, de um ano a menores de cinco anos, contra cada doença.

A vacinação será realizada na Sala de Vacina da secretaria (Av. Prudente de Morais, 885), e nas Unidades Básicas de Saúde de Floriano, Iguatemi, Ney Braga, Mandacaru, Iguaçu, Quebec, Alvorada III, Zona Sul, Tuiuti, Pinheiros, São Silvestre e Parigot de Souza.

O atendimento, exclusivo para vacinação contra pólio e sarampo, será das 9h às 17h. É preciso apresentar carteira de vacinação.

Post anteriorPróximo post