Após mais de um ano, TJ-PR reabre concurso público

Após um ano e três meses, o concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vai ser reaberto. A informação foi divulga..

BandNews FM Curitiba - 28 de abril de 2018, 10:50

Foto: IRWL
Foto: IRWL

Após um ano e três meses, o concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vai ser reaberto. A informação foi divulgada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Eletrônico do órgão.

A novidade é que o número de vagas para técnico judiciário de primeiro grau subiu de 100 para 114. Podem concorrer candidatos com ensino médio. O salário inicial chega a quase R$ 6 mil reais, mais benefícios como os auxílios-alimentação e saúde. O novo prazo de inscrição para o concurso vai de 5 a 11 de maio.

A taxa de inscrição é de R$ 100 reais. O candidato que não puder pagar esse valor pode pedir isenção da taxa. O benefício é destinado a quem comprovar renda mensal de até meio salário mínimo per capita ou renda familiar mensal de até três salários. O pedido de isenção deve ser feito no ato da inscrição.

Embora o concurso tenha sido retomado, o edital não divulgou a nova data da prova. De acordo com o documento, o dia será publicado com antecedência mínima de 30 dias no site do TJ-PR.

Os candidatos que já estão inscritos no concurso não terão que pagar a taxa novamente. No entanto, quem se inscreveu e não tem mais interesse em fazer a prova, pode pedir a devolução do valor a partir do dia 14 de maio.

Os candidatos que não quiserem mais prestar o concurso podem pedir a devolução por meio da Coordenadoria de Arrecadação e Fiscalização dos Fundos Especiais do Poder Judiciário até o dia 12 de junho. A seleção do Tribunal de Justiça do Paraná teve o edital publicado em janeiro do ano passado.

A comissão do concurso foi formada em junho. Na época, mais de 141 mil pessoas se inscreveram para as provas, previstas para o terceiro trimestre do ano passado. Depois de ser adiado, o exame objetivo ficou para 2018. A data para a realização da prova só será definida depois que a empresa organizadora for contratada.

Ao todo, serão dois exames: um objetivo e outro discursivo, com duração de cinco horas. Na prova discursiva, haverá a aplicação de apenas uma questão de Língua Portuguesa com valor de 40 pontos.