Curitiba e Maringá estão entre as dez cidades mais empreendedoras

Mariana Ohde


Com Eduardo Xavier, Metro Maringá

Curitiba e Maringá estão entre as cidades mais empreendedoras do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2017 (ICE 2017), desenvolvido pela Endeavor. O levantamento leva em consideração a facilidade para a abertura de empresas ou expansão de negócios e avalia 60 indicadores ao todo.

O índice avalia os pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, infraestrutura, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Maringá ocupa, em 2017, a oitava colocação. A cidade subiu uma posição em relação ao ano passado. Curitiba subiu onze posições e ocupa a quarta colocação neste ano. Londrina também aparece no ranking de 32 municípios, em 13º lugar. A primeira da lista é São Paulo.

Segundo o coordenador da Endeavor no Paraná, Marco Antonio Mazzonetto, o ponto mais positivo de Maringá, Curitiba e Londrina foi a diminuição do tempo para abertura de empresas. O pilar “ambiente regulatório” foi o que mais impactou no ranking geral.

O levantamento

A Endeavor analisa o ecossistema brasileiro para empreendedorismo desde 2014, quando começou a divulgar o ICE. Além de elaborar o ranking, a consultoria faz análises regionais.

Os dados devem orientar políticas públicas e outras ações para facilitar o empreendedorismo. “O objetivo do estudo é dar luz à necessidade dos gestores municipais de melhorar o ambiente de negócios”, afirmou Mazzoneto.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal