Curitibanos são os que mais frequentam museus no país

Lorena Pelanda


Os moradores de Curitiba lideram às visitas aos museus, de acordo com uma pesquisa realizada pela agência JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha. O levantamento foi divulgado pelo Cultura nas Capitais. Ao lado da capital paranaense, Belo Horizonte também se destaca no ranking.

A pesquisa tinha 55 questões e foi feita pessoalmente. 38% das pessoas abordadas na cidade disseram que foram ao museu pelo menos uma vez ao ano. Foram 602 entrevistados em Curitiba, durante os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017.

O índice coloca Curitiba empatada com a capital mineira, mas à frente de outras 11 metrópoles nacionais que também integraram o estudo: Belém, Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

O museu mais procurado é o Oscar Niemeyer, responsável por 60% das visitações. Na semana passada, a atração teve visitação recorde, com 3.500 pessoas em único dia. A última lotação havia acontecido em janeiro deste ano, com mais de 3 mil e 200 pessoas.

Por causa do bom resultado, no último sábado e na quarta-feira (25), o MON teve horário de funcionamento estendido. De acordo com a diretora presidente do MON, Ilana Lerner, o período de férias e as atividades oferecidas no espaço motivaram os curitibanos e os turistas a visitarem o espaço. “É um dos principais cartões postais da cidade. Durante as férias, o aumento é ainda maior. Devido à quebra de todos os recordes neste ano, a gente resolveu comemorar com o horário de funcionamento ainda maior”, afirma.

Previous ArticleNext Article
Lorena Pelanda
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba