Número de doações de sangue cresce no início de ano no Paraná

Mariana Ohde


Com informações da Sesa

O número de doações de sangue cresceu no Paraná nas duas primeiras semanas de 2019. Nos primeiros quinze dias, foram 6.502 doações em todo o estado, um crescimento de 2,9% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado (6.314 doações).

Os dados são do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O ideal, para manter os estoques, é de 16 mil doações por mês. Nos períodos de férias e feriados, as doações costumam cair, ao mesmo tempo em que o número de acidentes cresce. Por isso, nesta época, o incentivo à doação é essencial.

Segundo o farmacêutico Paulo Hatschbach, com um trabalho de divulgação que teve início nos feriados de fim de ano, foi possível esse aumento nas doações no período. “A população atendeu nosso apelo, e no momento temos estoque suficiente para atender os 385 hospitais do Paraná. É claro, esperamos que as pessoas continuem doando”, afirma.

As doações podem ser feitas em qualquer posto de atendimento do Hemepar em todo Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde, com mais de 50 kg pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e presença do responsável legal.

Os homens podem doar sangue quatro vezes num ano, com intervalos de 60 dias entre as doações. As mulheres podem doar três vezes num ano, com intervalos de 90 dias.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal