Unidades de saúde são o novo alvo de assaltantes em Curitiba

Metro Jornal Curitiba


As Unidades Básicas de Saúde se tornaram alvo de assaltantes em Curitiba. De acordo com o Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba), três unidades, nos bairros Boqueirão e CIC (Cidade Industrial da Curitiba), foram assaltadas na semana passada.

Na sexta, os assaltantes teriam feito um “arrastão” e prendido servidores em uma sala.

As unidades são a Augusta, na CIC, alvo de ladrões na terça-feira, dia 21; Visitação, no Boqueirão, assaltada na quinta; e Moradias Belém, no mesmo bairro, roubada na sexta. Segundo o Sismuc, outras seis unidades foram furtadas ou assaltadas entre julho e agosto. “Estamos alertando a prefeitura antes que aconteça uma tragédia”, disse a coordenadora-geral do sindicato, Irene Rodrigues.

“Muitos servidores já tiveram seus pertences pessoais roubados e a prefeitura foi lesada com o furto dos compressores de ar dos equipamentos odontológicos”. Na sexta-feira, segundo ela, servidores foram ameaçados com facas e presos em uma sala. “Temos uma servidora que está fazendo tratamento, passou por um episódio semelhante há 15 dias. E agora passou pela mesma situação”.

Irene criticou o fato de as 108 unidades básicas da cidade não terem um esquema próprio de segurança. “Não tem durante o dia. À noite tem uma empresa de alarme monitorado, que só se responsabiliza pelos equipamentos da prefeitura”.

Como os compressores de ar ficam fora da unidade, a empresa não se responsabilizaria pelos furtos. Segundo Irene, as ocorrências são comuns nos fins da tarde, quando as unidades teriam menos servidores.

A Secretaria Municipal da Saúde negou que haja redução da equipe. Segundo a pasta, uma portaria de maio deste ano determina a distribuição dos funcionários durante todo o período de funcionamento da unidade. As unidades 24 horas têm guardas municipais.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="548689" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]