95 mil estudantes da rede estadual devem fazer o Enem neste ano

Redação

95 mil estudantes da rede estadual devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse ano. São alunos que estão concluindo o ensino médio regular, cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio ou o curso de formação de docentes em 2019.

O edital com todas as regras do exame será publicado em esta semana, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, já está divulgando as principais datas:

  • Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1ª a 10/04/19
  • Inscrições: 06 a 17/05/19
  • Provas: 03/11 e 10/11/19

Estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio devem solicitar a isenção do pagamento de taxa de inscrição nas datas mencionadas, pela internet. Demais pessoas interessadas em participar do Enem deverão pagar uma taxa, ainda não divulgada, após realizar sua inscrição no site do Inep.

As provas serão em dois domingos diferentes.


A finalidade do Exame é avaliar o desempenho de estudantes na última série do ensino médio, mas ele é aberto para participação de qualquer pessoa interessada.

O resultado é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.

Em 2018 o Enem foi aplicada em 88 municípios paranaenses, com 237 mil pessoas inscritas. O Paraná ficou em 9º lugar em total de inscrições para o exame, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. Cerca de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil todo.

Post anteriorPróximo post