Durante pandemia do coronavírus, abandono de animais aumenta 50% em Curitiba

Mirian Villa

abandono-animais-curitiba-pandemia-coronavirus

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus aumentou em 50% o número de abandono de animais em Curitiba. Com a medida do isolamento social, outra preocupação da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) é a alimentação de animais que moram nas ruas.

Com isso, a rotina dos agentes da delegacia mudou. Agora, todos os dias, eles distribuem alimentos para animais abandonados de bairros próximos.

“Agora nossa rotina é sair da delegacia alimentando os animais do bairro Barreirinha, Cachoeira e Almirante Tamandaré. No começo nós percebemos que só a ração eles não aceitavam, depois colocamos arroz e agora conseguimos carne moída. Enquanto perdurar essa pandemia, essa será nossa rotina.”

DELEGACIA ARRECADA DOAÇÕES PARA ALIMENTAR ANIMAIS ABANDONADOS

Segundo o delegado Mateus Laiola, durante a pandemia houve um aumento de 50% nos abandonos. Por isso, a medida tenta amenizar os impactos da crise provocada pelo coronavírus.

“No cenário de abandono, existem os cães comunitários que eram alimentados pelas pessoas e em razão do isolamento social e da crise econômica, aumentou a necessidade de alimentação dos animais.”

Mas o trabalho só é possível através de doações, por isso, Laiola fez uma parceria com um petshop de Curitiba que se comprometeu a doar pacotes de ração até que a crise acabe. Outro caso é de um açoúgue que está doando carne para a distruibição.

“Acredito que ações não só nesse momento, é essencial para que nós cresçamos. É um momento de reclusão e de reflexão, mas considero fundamental que nós pensemos em alternativas para olhar para o nosso próximo“, disse Vanessa Melo, diretora da Casa do Produtor que está ajudando na ação da DPMA.

Delegado da DPMA durante entrega de ração (Foto: Reprodução/Instagram)

Laiola ainda lembrou que a participação de todos é importante para tentar amenizar os impactos sofridos pelos animais. Já que a ação da delegacia não consegue abranger um número grande de bairros, a dica é deixar no portão de casa um pote com água e comida.

“O número de denúncia a maus tratos é 181 e tem o site também que é 181.pr.gov.br“, relembrou Laiola.

PITBULLS SÃO RESGATADOS EM PIRAQUARA

Nesta terça-feira (31), a DPMA resgatou dois pitbulls que foram abandonados em uma residência de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Quem estava alimentando os animais e fez a denúncia foi uma vizinha.

“Não havia ninguém no local, mas vamos trabalhar para responsabilizar por maus-tratos quem deixou eles na residência”, disse Laiola.

Veja imagens do trabalho abaixo!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Matheus Laiola (@delegado.matheuslaiola) em

Previous ArticleNext Article