Abertura do Natal de Curitiba reúne 3 mil pessoas no Largo da Ordem

Andreza Rossini e Assessoria


Cerca de três mil pessoas participaram da estreia do Auto de Natal, no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, na noite de quinta-feira (23).

O espetáculo gratuito abriu a programação da segunda edição do “Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais”, temporada natalina da capital, que deve reunir mais de 70 atrações em toda a cidade, até o dia 23 de dezembro.

A apresentação foi semelhante a uma ópera a céu aberto, com interpretações musicais e uma sequência de cenas do nascimento de Jesus Cristo. A produção é da Fundação Cultural.

As encenações no Centro Histórico serão reapresentadas, todas as quartas e quintas-feiras, até o dia 13 de dezembro, sempre às 20h30. Neste dias, às 19h30, também ocorrem apresentações no Memorial de Curitiba.

“Vamos ocupar Curitiba com a alegria das famílias da capital e de quem visita a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

No final do espetáculo houve a queima de fogos de artifícios silenciosos. As encenações tiveram como cenário os casarões históricos do Largo da Ordem, onde atores e atrizes recontaram o nascimento do Menino Jesus.

Uma caminhada foi feita desde a altura do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal de Turismo, até a frente da Casa Romário Martins, onde ficou o Presépio Vivo do espetáculo. Após o ato, foi realizado um concerto no Memorial de Curitiba, com apresentação do projeto Nosso Canto (que inclui corais das dez regionais da cidade) e da Orquestra Big Belas Band, com regência de Mara Campos.

Para a professora Cláudia Lanzuolo, o Natal deste ano é mais do que especial. Ela foi com a família toda prestigiar o neto, João Rafael, que representou o menino Jesus no Presépio Vivo. “É um momento único e eu acho que é a oportunidade de prestigiar nossa cidade e vivenciar essas coisas maravilhosas que acontecem só em Curitiba. É uma festa muito importante para nós curitibanos, importante para o turismo e para os profissionais que trabalham em prol da cultura e da educação”, ressaltou Cláudia.

Toda a programação de Natal está disponível aqui. 

Abertura nas regionais 

A abertura da programação nas Administrações Regionais da Prefeitura é o destaque, nesta sexta-feira (23). O Centro de Iniciação ao Esporte – Praça Olímpica da CIC, mais novo espaço de lazer da região, abre a celebração nos bairros, às 15 horas, com o espetáculo do Auto de Natal Brasileiro.

Com direção artística de Eli Siliprandi e canções resultantes de pesquisa, o espetáculo lúdico da Regional CIC conta a história da anunciação e nascimento de Jesus, com originalidade e brasilidade rítmica e interpretativa. O público também poderá apreciar a Banda Lyra, a Banda Musical do Caximba, o coral da Escola Municipal Dario de Castro Vellozo e os belos movimentos de equipes de ginástica rítmica da região.

A Rua da Cidadania de Santa Felicidade é outro espaço da Prefeitura que entra no clima de Natal, nesta sexta-feira (23), a partir das 18h30. Auto de Natal Brasileiro também será encenado no local e estão previstas ainda apresentações da Banda Lyra e dos corais das escolas municipais Raoul Wallenberg e Vinhedos.

Feiras de Natal 

As tradicionais Feiras Especiais de Natal  também começam nesta sexta-feira (23), a partir das 10 horas, nas praças Osório e Santos Andrade. Com uma grande variedade de produtos de decoração e presentes natalinos, os dois pontos reúnem um total de 74 barracas (60 na Praça Osório e 14 na Santos Andrade).  As feiras vão funcionar até o dia 23 de dezembro.

Previous ArticleNext Article