Abrigos para pessoas em situação de rua com suspeita da Covid-19 são abertos

BandNews FM Curitiba

pessoas-em-situação-de-rua-abrigos-curitiba-covid-19

A FAS (Fundação de Ação Social) abre duas unidades emergenciais para acolher pessoas em situação de rua com suspeita da Covid-19. São espaços com 120 vagas exclusivas, que vai começar a funcionar nesta quarta-feira (25).

Um abrigo será instalado no Campina do Siqueira, com 40 vagas para homens com suspeita de ter contraído coronavírus e que precisam ficar isolados. A outra unidade funcionará no Capão da Imbuia, com 20 vagas para mulheres.

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A FAS estabeleceu também um protocolo de atendimento à população em situação de rua para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Nas abordagens, os usuários que aceitam atendimento recebem álcool em gel para higienização antes de entrarem no veículo do resgate social. O número de pessoas transportadas por viagem também foi restrito.

Os veículos que têm capacidade para até seis, levam agora no máximo dois usuários. Todas as pessoas que procuram os espaços para tomar banho recebem roupas limpas e as peças usadas são ensacadas e descartadas.

Para evitar contaminação, nas casas de passagem –que oferecem abrigo durante a noite- as roupas de cama passaram a ser individualizadas e os cobertores guardados em sacos plásticos com identificação dos usuários.

O mesmo vale para as pessoas que estão nos acolhimentos institucionais, onde a permanência é mais longa. Visitas de familiares nas unidades de acolhimento institucional são avaliadas caso a caso pelas equipes técnicas, assim como as visitas dos usuários a familiares.

Ainda para prevenir a propagação do coronavírus e proteger as pessoas, foram suspensas todas as atividades desenvolvidas nos acolhimentos por voluntários, entre elas atividades culturais e de beleza.

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar