
Após 20 km de fuga, PRF prende homem com 288 quilos de maconha na Grande Curitiba
Andreza Rossini
14 de abril de 2018, 12:31
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) interditou a utilização do Rio São João, em Guaratuba, no lit..
Andreza Rossini - 14 de abril de 2018, 13:13
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) interditou a utilização do Rio São João, em Guaratuba, no litoral do Paraná, até sua desembocadura na Baía de Guaratuba, por tempo indeterminado.
A interdição ocorreu na última quarta-feira (11) e foi divulgada na sexta (13). A medida foi tomada devido a um acidente entre caminhões, acontecido no dia 6 de abril na BR 376. Um dos veículos estava carregado com produto tóxico, o osmose k33, utilizado no tratamento de madeira bruta, exigindo uma restrição quanto as atividades de recreação, esportes, pesca e irrigação no rio afetado.
De acordo com a Defesa Civil, durante o tempo de interdição será reforçado o trabalho de análises, e o tratamento diário até que a contaminação não esteja mais presente no ambiente.
As prefeituras de Guaratuba e Garuva (SC) devem evitar que populações vizinhas e turistas continuem a utilizar o rio.
A limpeza e monitoramento do rio estão sendo realizados por três empresas contratadas pela concessionária da rodovia e pelos proprietários dos caminhões que tiveram os produtos derramados, e sendo acompanhada por equipes das prefeituras, de órgãos ambientais e de Defesa Civil do Paraná e Santa Catarina.