Ações marcam campanha Outubro Rosa

Redação


Brunno Brugnolo, Metro Jornal Curitiba

A programação do Outubro Rosa em Curitiba está recheada de eventos em prol da conscientização sobre a importância dos cuidados da mulher com a saúde. Criada em 1997 nos EUA, a campanha contra o câncer de mama já é tradição há alguns anos no país e incentiva o diagnóstico precoce da doença.

Ontem o governo do Estado lançou a campanha ‘Você é uma só. Use o tempo a seu favor’, que além de chamar atenção para os exames preventivos também destaca a importância de separar um tempo para o lazer e o bem-estar.

Somente no ano passado, o Estado fez 336 mil mamografias pelo SUS. “É recomendado que a mulher procure uma unidade de saúde mais próxima da residência e marque uma consulta, mesmo sem estar doente”, alertou o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

Dos casos diagnosticados precocemente do câncer de mama – o que mais atinge as mulheres –, 95% evoluem para a cura com o tratamento adequado.

Na capital, a prefeitura preparou palestras, oficinas de arte e saúde nas dez subprefeituras (administrações regionais). Na sexta-feira da semana que vem (14), o Jardim Botânico será o QG da campanha com caminhada, distribuição de material informativo e apresentação de dança. Após as atividades, adolescentes vão entregas fitinhas para o público.

O prédio da Cohab Curitiba (Barão do Rio Branco, 45), um dos iluminados de cor de rosa neste mês, está arrecadando e lãs e toucas para a produção de peças por artesãs que serão doadas ao Hospital Erasto Gaertner. Entre outros locais iluminados estão a Praça do Japão, o Museu Oscar Niemeyer, a Casa da Mulher Brasileira, o Reservatório da Sanepar no Alto da XV, a sede da OAB-PR e o Shopping Curitiba.

Fora o poder público, diversos setores da sociedade também realizam ações. O próprio Erasto Gaertner, referência no tratamento do câncer no sul do país, tem extensa programação que envolve a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a ACP (Associa- ção Comercial do Paraná).

A campanha deste ano ‘Conhecer o próprio corpo também é praticar a prevenção’ preparou panfletagem de materiais informativos, dia de beleza e um grande evento beneficente, o ‘Outubro Rosa Curitiba 2016’ nos dias 21, 22 e 23.

Em parceira com a concessionária The One Harley Davidson, mais de mil motociclistas devem se reunir na capital para um passeio de motos pela cidade (concentra- ção no Palácio Iguaçu), uma festa no Hard Rock Café, almoço no Madalosso e cinco hotéis como opção de hospedagem.

Os ingressos para o evento estão à venda no www.outubrorosacuritiba.com.br e toda a renda será revertida para a reforma e a ampliação da Central de Materiais Esterilizados do hospital, necessárias para a implanta- ção do Sistema Cirúrgico Robótico – o 1º do Paraná.

A OAB Paraná e CAA-PR também participam do Outubro Rosa com a campanha ‘Prevenção: Palavra de Ordem’. A sede da OAB (Rua Brasilino Moura, 253) está recebendo até o dia 31 doações de lenços de cabelo, que serão destinados às assistidas pela Associação Amigas da Mama. No dia 22, acontece a ‘Caminhada e Corrida Outubro Rosa’, com concentração a partir das 7h30 na própria sede da OAB. Inscrição com direito a kit de corrida custa R$ 35 e pode ser feita no www.caapr.org.br.

Previous ArticleNext Article