Acordo deve garantir envelopes em agências bancárias. Veja quais

Narley Resende


A falta de envelopes para depósitos em agências bancárias costuma causar os transtornos mais comuns durante a greve dos bancários. De acordo com o Procon-PR, a Caixa Econômica Federal (CEF) é o banco mais reclamado sobre o tema.

Neste ano, a Caixa fez um acordo com o sindicato dos bancários para garantir ao menos oito endereços com envelopes aos clientes (veja abaixo). No ano passado, o problema ocorreu e também foi preciso um acordo com o Procon-PR para que a Caixa repusesse o material.

“A Caixa Econômica tem oito endereços na cidade onde não é para faltar envelopes”, garante a coordenadora do Procon-PR Claudia Silvano. Os bancos são responsáveis pela reposição.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, a falta de envelopes não é generalizada. “Depende da adesão de cada agência. Acontece tradicionalmente na Caixa Econômica, mas negociamos para ficar algumas agências espalhadas pela cidade. Nos demais bancos (com serviços terceirizados) não tem esse problema. Não é prática de acontecer e o autoatendimento está funcionando”, garante.

O serviço de reposição de envelopes, na maioria dos bancos, é feito por bancários. Em alguns casos, o serviço é terceirizado. “Isso varia de banco para banco, algumas situações em que o recolhimento é terceirizado. Na grande maioria é o bancário. Por uma questão de segurança, o gerente e os seguranças, o auxiliar do gerente, minimamente duas pessoas e o segurança ficam na agência. Em situação limite, de urgência, essas pessoas podem atender os clientes”, afirma.

Em algumas agências, em que o recolhimento de envelopes depende de uma equipe para processamento, os envelopes são recolhidos para impedir que a máquina fique cheia. “Não acontece de sacanagem. O que acontece é um reflexo estrutural da greve. Muitas vezes de forma preventiva o envelope é tirado poque não tem gente para processar”, explica.

Falta de cédulas

Segundo o sindicato, as cédulas de dinheiro não costumam faltar no início da greve. Com o aumento da adesão, porém, é possível que algumas agências não tenham dinheiro no caixa eletrônico. “A tendência dos primeiros dias é não ter problemas. Claro, como a gente começa num processo de adesão inicial e vai ampliando, um serviço depende do outro, vai chegar uma hora que vai acontecer”, alerta Jordão.

É obrigação da empresa credora é oferecer outras formas de pagamento

Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. A recomendação do Procon-SP é que o consumidor, fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.

As pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone, e energia, devem ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. O consumidor que tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até mesmo lojas de departamentos que aceitem pagamentos.

  • Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para fazer o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas e outros correspondentes bancários, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
  • O consumidor deve documentar esse pedido enviando por e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
  • Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.
  • Lembrando que algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos e contas de água, luz, gás e telefone.

Agências da Caixa com garantia de envelopes:

“Em razão do início da greve dos bancários em 06/09, a Caixa Econômica Federal informa que estarão funcionando os caixas automáticos para realização de depósitos em cheque e em dinheiro nas seguintes agências:

 

Código: 369
Agência: CARLOS GOMES, PR
Endereço: AV MAL FLORIANO PEIXOTO, 275
Bairro: CENTRO
Cidade: CURITIBA

Código: 375
Agência: PORTAO, PR
Endereço: AV REPUBLICA ARGENTINA, 2813
Bairro: PORTAO
Cidade: CURITIBA

Código: 998
Agência: PINHEIRINHO, PR
Endereço: AV WINSTON CHURCHILL, 2351
Bairro: PINHEIRINHO
Cidade: CURITIBA

Código: 3379
Agência: SITIO CERCADO, PR
Endereço: R PIONEIROS, 1171
Bairro: SITIO CERCADO
Cidade: CURITIBA

Código: 371
Agência: BACACHERI, PR
Endereço: AV PREF ERASTO GAERTNER, 161
Bairro: BACACHERI
Cidade: CURITIBA

Código: 373
Agência: MARECHAL DEODORO, PR
Endereço: TRV DA LAPA, 670
Bairro: CENTRO
Cidade: CURITIBA

Código: 1001
Agência: VILA HAUER, PR
Endereço: AV MAL FLORIANO PEIXOTO, 5760
Bairro: HAUER
Cidade: CURITIBA

Código: 406
Agência: SAO JOSE DOS PINHAIS, PR
Endereço: R QUINZE DE NOVEMBRO, 2147
Bairro: CENTRO
Cidade: SAO JOSE DOS PINHAIS

2 Serão afixados avisos CAIXA INFORMA nas demais agências orientando os clientes que o módulo depositário estará funcionando nessas 8 agências.

3 A Caixa informa ainda que para os depósitos em dinheiro até R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), também poderá ser utilizada a rede de lotéricas. Esses depósitos são online, ou seja, entram em dinheiro na conta no momento de sua realização.

4 Nas demais agências haverá, nas Salas de Autoatendimento a presença de um Gerente de Atendimento no horário das 10:00 às 16:00h para prestar informações e orientar os clientes.

 

 

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