Associação Comercial faz apelo por uso de máscaras em ambientes fechados

O apelo ocorre diante da alta nos índices da Covid-19 em Curitiba, que voltou a acumular mais de 10 mil casos ativos da doença.

Rafael Nascimento - 02 de junho de 2022, 09:44

Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN

A Associação Comercial do Paraná (ACP) está reforçando as recomendações para que as pessoas voltem a usar máscaras em ambientes fechados. O apelo ocorre diante do aumento do número de novos casos e casos ativos de covid-19 em Curitiba.

No fim de maio, a  Prefeitura de Curitiba voltou a recomendar o uso da máscara em locais fechados. A orientação, baseada no monitoramento dos indicadores da doença na cidade, era para que as pessoas usassem o equipamento de proteção no transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas e supermercados, entre outros.

A medida, entretanto, não tem caráter obrigatório - e mesmo diante da escalada nos casos dificilmente terá, em se tratando de um ano eleitoral.

Vale lembrar que a Capital voltou a acumular mais de 10 mil casos ativos de Covid-19, mesmo patamar apresentado nos períodos mais críticos da pandemia.

Em ação nas redes sociais voltada aos comerciantes e consumidores, a ACP destaca a importância de todos observarem os cuidados indicados pelas autoridades de saúde desde o início da pandemia. Entre as principais, o uso de álcool gel, evitar aglomerações, distanciamento e uso de máscara em locais de maior risco de transmissão.

“Importante agora que, de forma voluntária, sem obrigatoriedade, se observe o distanciamento nas lojas, sem aglomerações e, preferencialmente com o uso de máscaras. Se seguirmos essas orientações básicas estaremos nos protegendo a ajudando a proteger a todos”, avalia o presidente da entidade, Camilo Turmina.