Sete em cada 10 adolescentes do Paraná consumiram bebidas alcoólicas, diz IBGE

Redação

adolescentes, estudantes, escolares, bebidas alcoólicas, violência sexual, ibge, pense, pesquisa nacional de saúde escolar, saúde, saúde escolar

Uma pesquisa nacional sobre saúde escolar mostra que, no Paraná, 70% dos adolescentes com idades entre 13 e 17 anos experimentaram bebida alcoólica alguma vez. O índice está acima da média nacional, que era de 63,3%.

Mais de um terço dos estudantes revelaram que consumiram bebidas alcoólicas pelo menos uma vez nos 30 dias que antecederam a pesquisa. E quatro em cada 10 adolescentes tiveram o primeiro contato com a droga com 13 anos ou menos.

Segundo os dados divulgados hoje (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 17,6% dos entrevistados tiveram problemas com família ou amigos, perderam aulas ou brigaram porque tinham bebido.

As informações constam na PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) referentes ao ano de 2019.

O estudo também abordou assuntos como hábitos alimentares, atividade física, uso do cigarro, consumo de drogas ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, imagem corporal e saúde mental.

A pesquisa completa, com dados nacionais e regionalizados, pode ser consultada no site do IBGE.

PeNSE: UMA EM CADA CINCO ADOLESCENTES SOFREU VIOLÊNCIA SEXUAL

De acordo com a PeNSE 2019, 14,6% dos escolares de 13 a 17 anos, alguma vez na vida e contra a sua vontade, foram tocados, manipulados, beijados ou passaram por situações de exposição de partes do corpo.

O porcentual de meninas vítimas de violência sexual é o dobro do observado para meninos: 20,1% x 9,0%.

Além disso, 6,3% dos estudantes adolescentes entrevistados informaram que foram obrigados a manter relação sexual contra a vontade alguma vez na vida, sendo 3,6% dos meninos e 8,8% das meninas.

*Com informações do IBGE

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="789148" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]