Aifu fecha 17 estabelecimentos em Curitiba: 649 pessoas foram flagradas em aglomeração

Redação

Aifu fecha 17 estabelecimentos em Curitiba: 649 pessoas foram flagradas em aglomeração

Em quatro dias de final de semana, 27 a 30 de maio, equipes da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) realizaram 193 autuações administrativas e fecharam 17 estabelecimentos por infringirem as regras previstas no Decreto Estadual 7.716/2021.

No total, 44 estabelecimentos fiscalizados, quatro pessoas foram presas em flagrante e 649 pessoas foram surpreendidas em aglomerações. Além disso, 16 pessoas foram encaminhadas para assinatura de Termo Circunstanciado e foram lavradas oito autuações administrativas de pessoas jurídicas.

O trabalho de fiscalização das equipes da Aifu também resultou em apreensões de drogas e outros ilícitos que estavam nos pontos abordados. Foram apreendidos 210 maços de cigarros contrabandeados, oito gramas de maconha, duas essências de narguilé, cinco máquinas caça-níqueis, seis televisores e 12 cartelas para bingo.

Na área do trânsito também houve intensificação de abordagens e verificação de documentos, e os policiais militares e agentes da prefeitura fizeram 119 autos de infração e recolheram 14 veículos ao pátio por pendências administrativas.

FISCALIZAÇÃO DA AIFU É INTENSIFICADA EM CURITIBA

Segundo a Aifu, o que chamou a atenção nestes quatro dias foi que estabelecimentos comerciais já notificados anteriormente por descumprir as medidas sanitárias estavam com as portas abertas cometendo as mesmas irregularidades.

“Identificamos alguns pontos preocupantes, como pontos de casa de jogos com mais de 40, 50 pessoas, uma tabacaria com quase 100 pessoas já com estrutura preparada, com pessoas no entorno, radiocomunicação, pontos que já foram abordados e responsabilizados em operações anteriores”, explicou capitão Ronaldo Carlos Goulart, coordenador da Aifu em Curitiba.

Um desses casos foi o de uma tabacaria na Cidade Industrial de Curitiba, abordada na noite de sexta-feira (28). Cerca de 90 pessoas, entre fregueses e funcionários, estavam no local.

Durante a ação da Aifu, porções de maconha, cocaína e ecstasy foram encontradas no chão do estabelecimento. Após as medidas cabíveis dos órgãos municipais, os quatro envolvidos mais o casal que fazia a função de segurança foram encaminhados à Decrisa (Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública).

Outro evento foi um bingo na região do Rebouças, também em Curitiba, onde havia cerca de 120 pessoas aglomeradas em um local apertado e sem ventilação. Ao todo, foram apreendidos 12 CPUs, cinco caixas de som, 10 monitores e seis televisores, além de R$ 1.683,00 em dinheiro. Ainda segundo o capitão, cada um dos frequentadores foi notificado e recebeu uma multa de R$ 5 mil, aplicada pelos agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo.

No domingo (30), a Aifu abordou postos de combustíveis com intuito de fiscalizar a aglomeração de pessoas por meio do consumo de bebidas alcoólicas no local, o que na Capital é proibido. A venda de bebidas é permitida pelos postos, mas o consumo não.

Nesta ação houve apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito, que ajudou na orientação nas imediações destes comércios para os trabalhos. Foram fiscalizados 21 postos de combustíveis em Curitiba, dos quais dois foram fechados.

Foram lavradas quatro autuações jurídicas e abordadas 104 pessoas nestes comércios. Nas questões de trânsito, foram 63 veículos abordados, sete recolhidos ao pátio e 56 autos de infração lavrados.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="767416" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]