Paraná está em alerta para chuva forte e temporais nesta terça-feira

Angelo Sfair

paraná, alerta, alerta laranja, chuva forte, chuvas, temporal, temporais, simepar, inmet, previsão do tempo, curitiba

Todas as regiões do Paraná estão em alerta para chuva forte e temporais nesta terça-feira (18). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma frente fria vai ingressar no estado. Confira abaixo a previsão do tempo até o Carnaval.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), várias regiões do Paraná — entre elas Curitiba — estão em alerta de perigo. O aviso para chuva forte e temporais é válido das 4h às 22h desta terça-feira (18).

“A frente fria se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e se desloca em direção à região sudeste. Por isso, a chuva chega antes, talvez ainda pela manhã, nas regiões oeste e sudoeste do Paraná”, explicou o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri.

“No período da tarde, não estão descartados temporais nas regiões centro e leste do estado”, completou.

alerta, chuva forte, temporais, paraná, inmet
Alerta laranja significa grau de perigo para chuva forte ou temporais (Reprodução/INMET)

Apesar da incursão da frente fria, as temperaturas não devem baixar muito no Paraná. Conforme o Simepar, entre terça (18) e quarta-feira (19), os termômetros devem atingir temperaturas próximas a 30ºC em todas as regiões do estado.

No entanto, a partir de quinta-feira (20), as temperaturas devem cair significativamente na região de Curitiba.

O calor e o tempo abafado devem voltar no final de semana do Carnaval. Assim, a previsão do tempo para sábado (21) e domingo (22) é de tempo quente e possibilidade de pancadas de chuva na maioria das regiões do Paraná.

O QUE FAZER EM CASO DE TEMPORAIS?

De acordo com o INMET, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de ventos fortes. Isso porque há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previous ArticleNext Article