INMET faz alerta para chuva intensa no Paraná e em Santa Catarina

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo (alerta laranja) para chuva intensa nesta terça-..

Angelo Sfair - 17 de dezembro de 2019, 15:14

CURITIBA, PR - 24/10/2013: CHuva Curitiba -  Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, Curitiba teve a madrugada mais quente do ano. O intenso calor e a vinda de uma frente fria criam condições para tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo e vento.    (Foto: Geraldo Bubniak / Fotoarena)
CURITIBA, PR - 24/10/2013: CHuva Curitiba - Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, Curitiba teve a madrugada mais quente do ano. O intenso calor e a vinda de uma frente fria criam condições para tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo e vento. (Foto: Geraldo Bubniak / Fotoarena)

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo (alerta laranja) para chuva intensa nesta terça-feira (17). O aviso é válido até as 23h para o estado do Paraná e a região norte de Santa Catarina.

De acordo com o instituto, há risco de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h, ou até 100 mm de chuva no acumulado do dia. Em Curitiba, por exemplo, a média de precipitação para o mês de dezembro é de pouco menos de 150 mm.

Além disso, o INMET aponta também para o risco de ventos fortes no Paraná. As rajadas podem chegar a picos de 100 km/h, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia.

CHUVA PERDEU FORÇA, DIZ SIMEPAR

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a chuva mais forte concentra-se na região norte do Paraná. No entanto, os tempo permanecerá instável em todo o estado pelo menos até a próxima madrugada.

Além disso, a região norte do Paraná também foi a única, por enquanto, a ter a incidência de raios e trovoadas. Enquanto isso, na metade sul do Paraná as chuvas oscilam entre fraca e moderada.

"Apesar da cobertura de nuvens não há previsão de resfriamento atmosférico", completa o meteorologia Reinaldo Kneib.

https://twitter.com/simeparpr/status/1206941082656870403

O QUE FAZER EM CASO DE TEMPESTADES?

  • Em caso de vendavais, evite abrigo sob árvores para não correr riscos de queda ou descargas elétricas (raios)
  • Não estacione próximo a torres de transmissão, ou placas de publicidade e outdoors, por exemplo
  • Durante a chuva, desligue equipamentos elétricos e quadros de energia
  • Acione, em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Leia também:

+ Paraná: Com bandeira do Brasil, jovem furta e destrói imagem de Aparecida

Polícia faz operação contra desvio de dinheiro e crimes na saúde em Curitiba

Polícia liberta mais 5 cães que eram usados em rinha