Alerta Laranja: Paraná tem alerta para tempestades até sexta-feira (26)

Redação

alerta laranja, perigo, tempestades, chuva forte, paraná, granizo, vendaval, inmet

O Paraná está em alerta laranja para a ocorrência de tempestades nesta quinta (25) e sexta-feira (26), segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Há previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora. Além disso, há possibilidade de granizo. Por fim, os ventos podem atingir picos entre 60 km/h e 100 km/h.

O alerta laranja do INMET é válido para todo o Paraná e demais estados da região sul. De acordo com o Simepar, os municípios da metade sul do estado estão mais vulneráveis.

“A expectativa é de mudança repentina das condições do tempo a partir da noite desta quinta-feira (25)”, avalia o meteorologista do Simpear, Lizandro Jacóbsen.

Segundo ele, a frente fria que atualmente está no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina evolua nas próximas horas rumo ao Paraná. Por isso, o alerta laranja válido para todo o estado.

“Com um ambiente muito quente por aqui é bem possível a ocorrência de temporais. Isso porque a combinação desse sistema frontal com o ar quente mais úmido nas regiões paranaenses intensifica ou potencializa a ocorrência de temporais”, explica.

Principalmente na metade sul do Paraná, não se descarta vendavais ou até mesmo a ocorrência de granizo.

+ Pedágio no Paraná: Governo e polícias rodoviárias organizam fluxo de veículos em praças desativadas

alerta laranja, perigo, tempestades, chuva forte, paraná, granizo, vendaval, inmet
Alerta Laranja significa grau de perigo (Reprodução/INMET)

ALERTA LARANJA: O QUE FAZER EM CASO DE TEMPORAIS?

De acordo com o INMET, em caso de ventos fortes, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores. Isso porque há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, acione a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="806177" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]