Alteração automática de horário de verão afeta taxímetros

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


Não foram somente os celulares e computadores que fizeram a atualização automática para o horário de verão neste domingo. Os 2.955 táxis que atendem a capital também tiveram de forma automática, a mudança em uma hora a mais nos taxímetros, equipamentos que taxam as corridas.

Nos casos de celulares e computadores, tirando a susto sofrido por algumas pessoas, não houve consequências maiores do que a realização de um ajuste. Já nos taxímetros a mudança não pode ser feita pelos proprietários dos veículos. É necessário ir à oficina específica, cadastrada pela URBS para realizar a mudança.

Nilson Silva, vice-presidente da Rádio Táxi Faixa Vermelha conta que o equipamento é programado para muitos anos e com isso já havia uma previsão de que o horário fosse alterado. Nilson conta que a maioria dos taxistas já esperava que isso acontecesse na noite de sábado para domingo. “Sábado para domingo a gente já tinha uma desconfiança, então a gente aguardou e o problema realmente aconteceu”, disse.

A mudança não trouxe mais transtornos aos taxistas já que o equívoco aconteceu no domingo quando é praticada a bandeira 2. Mas segundo Nilson Silva, hoje deu um pouco mais de trabalho aos taxistas que precisaram usar a calculadora para descontar os 23% de acréscimo na bandeira 2. “Ontem até não atrapalhou tanto, porque no domingo é bandeira dois direito. Então hoje o taxista teve que descontar os 23% da bandeira na calculadora”, explicou.

Somente na Rádio Táxi Faixa Vermelha são 720 táxis, que segundo a empresa deverão levar pelo menos três dias para regularizar a situação.

A Urbanização de Curitiba que regulamenta o serviço de táxis em Curitiba fez um acordo com a empresa de aferição de taxímetro, autorizada pelo IPEM, para atender os taxistas na correção do horário sem custos.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="564605" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]