Alunos cadastrados vão receber auxílio-alimentação quando RUs da UFPR estiverem fechados

Lenise Aubrift Klenk - BandNews FM Curitiba

Estudantes de graduação em situação de fragilidade social e já atendidos por programas de apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão receber auxílio-alimentação no mês de julho. Nesse período, dez restaurantes universitários (RUs) terão o atendimento suspenso. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) recebe até as 23h59 de 13 de junho as inscrições dos interessados.

O fechamento dos restaurantes é uma das medidas adotadas pela instituição depois do corte de R$ 48 milhões em verbas de custeio. Todas as instituições federais de ensino superior do país tiveram recursos bloqueados pelo Ministério da Educação. O edital de auxílio-refeição prevê o repasse aos alunos de um valor proporcional aos gastos no total de dias em que o RU usado pelo estudante estiver fechado. O cronograma de fechamento dos restaurantes será divulgado pela Pró-Reitoria de Administração (PRA) nos próximos dias.

A suspensão das atividades dos RUs foi anunciada na semana passada. A verba bloqueada compromete todos os contratos da UFPR com prestadores de serviços terceirizados, assim como o pagamento de água e luz. Com o contingenciamento, a universidade afirma que pode ter que fechar as portas em agosto.

O auxílio-alimentação funciona como medida emergencial para os alunos que dependem dos RUs para se alimentar. Para conseguir o benefício, o estudante precisa comprovar vulnerabilidade social e ter registrado o uso do restaurante universitário pelo menos 20 dias por mês nos últimos três meses. A verificação pode ser feita pelo sistema de acesso aos restaurantes, que tem como base um cadastro dos usuários em que constam documentação e foto.


O aluno precisa ainda justificar a necessidade de permanência durante as férias na cidade em que estuda. Os alunos contemplados deverão prestar contas do uso dos recursos. Isso se dá pela apresentação de notas fiscais com CPF, emitidas por estabelecimentos que vendem alimentos ou refeições na cidade do curso que o aluno frequenta.

Os documentos originais devem de ser entregues pessoalmente pelos alunos na sede da PRAE, que fica na Rua Ubaldino do Amaral, número 32, no bairro Alto da Glória, ou na Unidade de Apoio Psicossocial (UAPS) dos campi entre os dias 11 de julho e 7 de agosto. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo telefone (41) 3888-7777.

Post anteriorPróximo post