Ameaçada de extinção, baleia-fin é encontrada pela primeira vez encalhada no Litoral do Paraná

Redação


Uma baleia-fin encalhou e foi encontrada morta na Praia Grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral do estado, na última terça-feira (21). O animal está na lista das espécies ameaçadas de extinção.

A baleia é um macho adulto, medindo quase 20 metros e estava em estado avançado de decomposição. Duas equipes do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, foram até a ilha nesta quarta-feira (22) para o registro do encalhe, coleta de materiais biológicos e avaliação da condição da carcaça.

Segundo a bióloga, Camila Domit, é a primeira vez que o encalhe de baleia-fin é registrado no Paraná.

“Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal”, ressalta a coordenadora do laboratório. Amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados a esta espécie de amplo interesse global.

A operação de atendimento do encalhe também mobilizou o Instituto Água e Terra (IAT) e 27 servidores da Prefeitura de Paranaguá, para destinar a carcaça do animal devido a estrutura e logística disponível na ilha.

O procedimento para enterrar a carcaça da baleia acontece em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA).

A baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano. Maior do que ela apenas a baleia azul. É considerada uma espécie ameaçada de extinção e está envolvida no Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN/ICMBIO.

Encalhes de baleias no Litoral do Paraná se tornaram frequentes em 2021

De acordo com Camila Domit, os encalhes de baleias no Litoral do Paraná neste ano foram mais frequentes do que em anos anteriores.

baleia-fin encalhada litoral Paraná
Os encalhes de baleias no litoral do Paraná estão mais frequentes em 2021. Foto: LEC/CEM/UFPR

Até agora, foram registrados 12 encalhes de baleias-jubarte, um de baleia-sei, um de baleia-de-minke, e um de baleia-fin, ocorrido nesta terça-feira, 21 de setembro.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="791945" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]