Representantes de entidades ligadas ao comércio e à indústria participam do lançamento da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio, na manhã desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná. Entre as instituições convidadas estão a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sistema Ocepar, Força Sindical, entre outras.
A Frente Parlamentar irá rodar o estado em uma série de encontros com lideranças locais no interior do estado. A primeira reunião acontecerá em Ponta Grossa, no dia 23 de maio. Em seguida Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho.
“Defendemos que uma nova licitação seja realizada em 2021, quando os atuais contratos forem encerrados. Para isso precisamos da união dos paranaenses”, afirmou o deputado Ademir Bier, 2º secretário da Assembleia Legislativa.
“Precisamos ampliar esse debate. Esse assunto é preocupante. Um dos problemas que atrapalha o desenvolvimento do nosso estado é justamente o preço do pedágio. Então esse debate precisa ser feito com a sociedade”, afirmou o deputado Tercílio Turini (PPS), um dos deputados que formam a Frente.
Um dos principais temas já levantados pela Frente Parlamentar é a votação em Plenário, em regime de urgência, de projeto do deputado Turini que delega à Assembleia Legislativa poder de decisão sobre novos aditivos nos atuais contratos e também sobre futuras concessões de rodovias. A proposta já tem parecer favorável de todas as comissões legislativas.
Fonte: ALEP-PR
https://www.youtube.com/watch?v=dlkjMjdouv0
https://www.youtube.com/watch?v=LRaM09DLSXE