Apagão atinge 12 estados e causa “oscilações” no Paraná

Jordana Martinez

Repasse integral de custo de energia deve elevar conta de luz em 15%

Um apagão atingiu as regiões Norte e Nordeste do país nesta quarta-feira (21). Ao todo, 12 estados foram atingidos, entre eles o Paraná.

Na região de Curitiba, a falta de luz atingiu alguns bairros por cerca de 10 minutos a 30 minutos, segundo relatos nas redes sociais. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), não houve apagão por aqui, apenas “oscilações” no fornecimento que teria sido interrompido por cerca de 20 minutos. Ainda segundo a Copel, o abastecimento voltou ao normal depois de uma manobras de “corte de carga” para equilibrar a geração de energia.

“Por conta da ocorrência de um grande desligamento automático no Sistema Interligado Nacional (SIN) nas regiões Norte e Nordeste do País, houve oscilações na transmissão de energia no Paraná. Entretanto, o Estado não registrou apagão. Para evitar colapso no SIN, houve alívio de carga em algumas localidades do Estado. Isto significa atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). O ERAC atuou no Paraná as 15h48, e as 16h07 todos os consumidores já estavam com a energia elétrica reestabelecida”, informa a nota da Copel.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou que as regiões Norte e Nordeste foram as mais atingidas. Veja na íntegra:

“Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico”
Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="511627" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]