Após 560 dias, Toledo não registra nenhum caso de covid em 24 horas

Há mais de um ano, desde o agravamento da pandemia, Toledo não comemorava o dado recebido na manhã desta quarta-feira (0..

Tarobá News - 08 de dezembro de 2021, 12:28

Reprodução Youtube Prefeitura de Toledo
Reprodução Youtube Prefeitura de Toledo

Há mais de um ano, desde o agravamento da pandemia, Toledo não comemorava o dado recebido na manhã desta quarta-feira (08). Pela primeira vez, desde 26 de maio de 2020, 560 dias no total, o município não registra nenhum caso confirmado de covid em 24 horas. A boa notícia só foi possível graças ao empenho da população no uso correto da máscara, na manutenção do distanciamento social e na assepsia das mãos, além do esforço dos servidores municipais da Secretaria de Saúde na vacinação. A notícia é da Tarobá News.

O prefeito Beto Lunitti, que cumpre agendas em Brasília, comemorou a novidade. “Em um momento onde se fala muito de uma nova cepa, que ainda vivemos uma incerteza em relação aos rumos da doença, Toledo, por estar fazendo sua parte, com sua população buscando a vacina, os trabalhadores da saúde empenhados em atender a todos, chega a um cenário que nos alenta. Podemos dizer que vencemos uma batalha, mas lembrando que a guerra continua”, frisa.

Este destaque dado pelo gestor municipal se justifica. Neste ano, Toledo foi escolhida pela Pfizer para receber um estudo observacional, graças à organização e o rígido cumprimento de todas as normas técnicas do Programa Nacional de Vacinação (PNI). “Esse trabalho nos colocou no radar da Pfizer e fomos escolhidos para ter, conforme os dados oficiais de estimativa populacional, 100% dos nossos moradores maiores de 12 anos vacinados com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti. “Nem nos melhores sonhos, vislumbravámos este cenário ainda em 2021”, salienta.

Momentos difíceis por causa da covid

A queda de casos nas últimas semanas tem sido observada pela Secretaria de Saúde e pelo Centro de Operações Emergenciais (COE). “Estamos trabalhando e cada avanço é observado com carinho. Passamos por momentos difíceis, com muitos pacientes sendo intubados, permanecendo por dias aguardando vagas em unidades de terapia intensiva (UTI’s), momentos desesperadores em que contamos com a população para não vivenciarmos novamente”, reforça Pedrotti.

O último dia sem casos de Covid-19 havia sido em 26 de maio de 2020, com o pico de 2.128 pacientes ativos registrado em 8 de março de 2021. Nesta quarta-feira (08), os dados apontam apenas 43 casos ativos. O maior número de óbitos, seis no total, aconteceu em quatro datas (13/3/2021, 09/04/2021, 07/05/2021 e 10/06/2021). Desde 25 de novembro não há registro de óbitos por Covid-19 em Toledo. Em 10 de julho de 2020 foi computado o maior número de casos em um mesmo dia: 356 no total, e a maior média móvel veio em 3 de março do mesmo ano, com 149,86/dia. Hoje, esta média é de 2,14.

Vacina - A Secretaria de Saúde informa que ainda estão sendo feitas as primeiras e segundas doses, além das doses de reforço. “Em todas as unidades básicas de saúde estão sendo oferecidos o imunizante. Se você completou 12 anos ou mais e por algum motivo ainda não se vacinou, pode procurar uma UBS. As segundas e terceiras doses também acontecem nesses espaços. Se tiver alguma dúvida, vá à unidade mais próxima de sua casa. É preciso continuar avançando na vacinação”, reforça a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Dia especial para Toledo

“Hoje é um dia especial para o município de Toledo. 08 de dezembro de 2021. Desde o início da pandemia, quando detectamos o surgimento de casos no território toledano, nunca tivemos um momento tão importante como esse do ponto de vista de não termos em 24 horas em nenhum caso de Covid-19. Isso diz respeito a uma ação importante, claro que a Prefeitura fez o que lhe cabia, mas muito pela população e aqui eu quero agradecer a todos por terem compreendido a necessidade e seguido protocolos de distanciamento, de álcool gel e de uso correto da máscara. Mas também fortemente agradecer a decisão de cada pessoa que se vacinou. Com a primeira dose, hoje, nós temos 100% da população vacinada, segundo a estimativa de 2020 do IBGE .

Agora nós estamos numa crescente busca pela vacina de segunda dose, a dose de reforço. É importante que você vá a uma unidade básica de saúde. Não queremos ter apenas 24 horas sem casos de Covid-19, precisamos ir além. Mas depende muito da gente, do nosso cuidado. Agora vem as festas de fim de ano, a comemoração do aniversário do nosso município, muitas pessoas vêm a Toledo, temos contato com outros públicos e é preciso redobrar os cuidados. Deus seja louvado! Vamos firmes trilhando esse caminho de que nosso território possa ter zero casos daqui para frente. Um abraço e muito sucesso a todos”, saúda.