Após casos de tuberculose, MP emite recomendação para dois municípios paranaenses

Francielly Azevedo

Após casos de tuberculose em Nova Olímpia e Tapira, ambos municípios da região noroeste, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) emitiu uma recomendação administrativa aos prefeitos das duas cidades, com orientações para o controle e prevenção da doença.

Segundo o MP-PR, o documento foi baseado em um levantamento recente da Secretaria de Estado da Saúde. Nova Olímpia e Tapira registraram três casos de tuberculose cada, com taxa de incidência superior a média estadual. Nova Olímpia teve taxa de 51,7 para cada 100 mil habitantes, enquanto Tapira registrou 51,5 para cada 100 mil habitantes. O índice estadual foi de 18,7 para cada 100 mil habitantes.

O município de Nova Olímpia tem 5802 habitantes, já Tapira tem 5.825 moradores, conforme levantamento do IBGE.

O MP recomendou a adoção de diversas providências, como a realização de busca ativa por pessoas doentes, a ampliação da oferta de tratamento, a aquisição de medicamentos e o desenvolvimento de estratégia local para enfrentamento específico da doença para os grupos mais vulneráveis, entre outras.


**Com informações do MP-PR**

Post anteriorPróximo post
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Repórter do Paraná Portal e Rádio CBN. Tem passagens pela TV éParaná, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina.
Comentários de Facebook