Após conflitos, MST e Araupel selam acordo

Mariana Ohde


Com a mediação do governo do Paraná, a madeireira Araupel e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assinaram um acordo nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu. O conflito pela posse de terras no centro-sul do estado já gerou duas mortes em abril do ano passado, além de uma série de invasões e destruições de bens da empresa nos últimos anos.

Com o acordo, a Araupel poderá fazer a extração das florestas de pinus e eucalipto na Fazenda Pinhal Ralo, em Rio Bonito do Iguaçu, com acesso pelas pontes do Rio das Cobras e do Rio das Despedidas. O MST, por sua vez, pode manter no local o acampamento onde vivem três mil famílias.

O diretor de Operações da Araupel, Norton Fabris, destacou que madeireira é responsável por 40% da economia da região e gera mil empregos diretos e outros três mil indiretos. “Fazemos este acordo como uma trégua emergencial para que possamos dar continuidade à nossa operação. Éramos muito prejudicados com a falta de acesso às florestas e teríamos um horizonte muito curto de trabalho se essa situação continuasse”.

Segundo Diego Moreira, membro da Coordenação Nacional do MST, “o acordo permite que as famílias possam trabalhar, que as 750 crianças que vivem lá possam estudar e também desvincula do movimento a falsa ideia de que o MST esteja furtando madeira nessa área. Queremos resolver de forma pacífica esse conflito”.

O assessor especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, destacou que o acordo garante a convivência entre as partes enquanto ainda não há uma decisão sobre a propriedade da área, que corre na Justiça Federal. “Com isso, a empresa volta a trabalhar em Rio Bonito do Iguaçu, já que em Quedas do Iguaçu a situação não há mais restrições”, explicou. “O MST continua ocupando e plantando nessas áreas e a Polícia Militar dá a segurança necessária para que haja convivência até que saia a decisão judicial”, disse.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="415703" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]