Após impugnação, Foz do Iguaçu tem seis candidatos à prefeito

Fernando Garcel


Após a eleição do candidato a prefeito Paulo Mac Donald (PDT) ter sido impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, deverão voltar as urnas no dia 2 de abril. A Justiça Eleitoral autorizou o inicio da propaganda de rua a partir desta terça-feira (21). Também é hoje que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai publicar um edital com a oficialização das candidaturas e o prazo para pedidos de impugnação que devem ser julgados até o dia 13 de março.

> Tribunal confirma novas eleições em Foz do Iguaçu para o dia 2 de abril

O registro dos nomes de candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito terminou na segunda-feira (20), mas candidaturas individuais podem ocorrer até quinta-feira (23).

Pelo menos seis candidatos devem concorrer ao cargo de chefe do Executivo de Foz, entre eles Phelipe Mansur (Rede), Chico Brasileiro (PSD), tenente coronel Jahnke (PTN), Irineu Ribeiro (PV), Osli Machado (PPS) e Luciano Cantero dos Santos (PT).

Quem está no comando da administração municipal provisoriamente é a presidente da Câmara de Vereadores, Inês Weizemann (PSD). Além disso, cinco dos seis vereadores reeleitos em Foz foram presos no dia 15 de dezembro do ano passado. As prisões ocorreram durante a 5ª fase da Operação Pecúlio.

> Vereadores presos parcelam fiança e deixam a cadeia em Foz do Iguaçu

Mudanças
Após as convenções dos partidos, o ex-vereador Nilton Bobato (PCdoB), que havia lançado candidatura própria, decidiu tornar-se candidato a vice-prefeito na chapa com Chico Brasileiro. O advogado Sidnei Prestes (PRB) e o vereador Jefferson Brayner (PRB), que tiveram os nomes aprovados na convenção do partido, optaram por desistir do pleito.

Calendário
Agora, o horário eleitoral gratuito e os debates devem ocorrer até o dia 31 de março. A propaganda política nas ruas está permitida e deve continuar até o dia 1º de abril. As eleições acontecem no dia 2 de abril e o prazo para que os candidatos prestem contas ao TRE termina no dia 7 de abril. A diplomação do prefeito e do vice-prefeito eleitos deve acontecer no dia 20 de abril.

Impedidos de assumir
Nas eleições de outubro de 2016, em Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald foi o candidato mais votado, com 42% dos votos, contra o segundo colocado Chico Brasileiro, que recebeu 39% dos votos. Porém o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela impugnação da candidatura de Mac Donald. A decisão foi tomada em função de condenações em instância superior por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito enquanto ocupou o cargo de prefeito nas gestões entre 2005 e 2012. A condição se enquadra na Lei da Ficha Limpa e impedia a candidatura.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="415810" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]