Após restauração, Bondinho da Rua XV é reinaugurado

Francielly Azevedo


O tradicional ponto turístico do Centro de Curitiba, o Bondinho da Rua XV, voltou a funcionar, nesta segunda-feira (19). O local passou por restauração e retomou as atividades como “Bondinho da Leitura”, ponto para empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura.

De acordo com a Prefeitura, foram restaurados o teto e as paredes que estavam “apodrecendo”. Foram substituídos o madeirame estrutural e várias outras partes em madeira que apresentavam problemas. A porta de entrada e o forro existente foram substituídos por material em madeira de lei. Também foram recuperadas janelas, que ganharam novas persianas, a parte elétrica foi substituída, assim como a iluminação recebeu lâmpadas de LED.

Além disso, a pintura foi refeita, mantendo as características originais. As obras de restauro e melhorias do bondinho estavam sendo realizadas desde agosto e consumiram R$ 53 mil.

O acervo atual no bondinho conta com mais de 2.500 livros, com títulos para todas as idades, com clássicos da literatura brasileira e universal, além de obras atuais de autores brasileiros e estrangeiros. Há também edições para pessoas com deficiência visual.

O Bondinho está na Rua XV desde 1973.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.