Aprovada obrigatoriedade de dispositivos de segurança em piscinas no PR

Jordana Martinez


Os deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira (02), em terceira votação, o projeto que obriga a instalação de dispositivos de segurança em piscinas no Paraná.

De acordo com a proposta, de autoria do deputado Péricles de Mello (PT),  os dispositivos que passam a ser obrigatórios são botão de emergência para desligamento da bomba de sucção e barreira de proteção para evitar o acesso direto na piscina, além da tampa de antiaprisionamento no ralo de fundo.

Na justificativa da proposta, o deputado lembra que o afogamento é a segunda causa de morte de crianças de um a nove anos no Brasil. Ele afirma que a intenção é contribuir para a segurança dos usuários em território paranaense.

“A obrigatoriedade desses equipamentos de segurança se faz necessária diante dos inúmeros acidentes constatados na utilização das piscinas, que já deveriam ser previstos nos projetos para a instalação das mesmas. Isso tem ocasionado diversos acidentes graves e alguns resultaram em óbito, principalmente crianças”, diz Péricles, em sua justificativa.

Para virar lei, a medida depende ainda de aprovação da redação final e sanção do governador Beto Richa.

 

Com informações de ALEP-PR

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.