Áreas de instabilidade trazem chuva para todo o Paraná no fim de semana

Os dias quentes com temperaturas estáveis devem chegar ao fim neste final de semana. De acordo com o Instituto Meteoroló..

Fernando Garcel - 02 de setembro de 2016, 14:05

Os dias quentes com temperaturas estáveis devem chegar ao fim neste final de semana. De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), os próximos dias deveram ser chuvosos em grande parte do estado.

Por enquanto, nesta sexta-feira, o tempo permanece ensolarado em praticamente toda a Região Sul. No Paraná a massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens de chuva e a previsão é de mais um dia com predomínio de sol na maioria das regiões. Porém, entre o setor leste e a faixa litorânea aumenta a disponibilidade de umidade por causa do transporte de ar úmido do oceano para o continente, assim a nebulosidade se mantém com chuviscos ocasionais no período da manhã entre a Região Metropolitana de Curitiba, Serra do Mar e as praias.

A mudança deve acontecer gradualmente durante a noite de sexta e sábado (3) devido a áreas de instabilidade que se formam sobre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul que avançam sobre os estados do Paraná e de São Paulo, provocando pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia nas diversas regiões paranaenses. As chuvas devem ocorrer primeiro nas regiões oeste e noroeste, avançando sobre as demais regiões durante o dia.

De acordo com o meteorologista do Simepar Paulo Ricardo Barbieri, as chuvas são resultado da umidade que vem do norte do país e aumenta a instabilidade principalmente no norte e oeste do estado. "Essas chuvas avançam em direção as demais regiões no decorrer do sábado. Deveremos ter chuvas entre sábado e domingo nas diversas regiões do Paraná", diz. Questionado sobre a possibilidade de tempestades, Paulo afirma que existe a possibilidade de temporais localizados em algumas regiões.

Em Curitiba, a temperatura máxima prevista deve ficar entre 15º C e 17º C no sábado e domingo. Em Londrina, no norte do Paraná, a temperatura segue alta com máxima prevista para 24º C. Em Paranaguá, no litoral do estado, e em Campo Mourão, a previsão é que a máxima seja de 20º C.

Veja:

Para o início da semana seguinte, na véspera do feriado da Independência (7), há a possibilidade de chuvas isoladas nos períodos da tarde e noite de segunda e terça-feira e as temperaturas devem ficar mais amenas.