Assembleia Legislativa aprova xepa da vacina contra a covid-19 no Paraná

Redação

licença-prêmio, mp, mppr, ministério público, alep, assembleia legislativa do paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (29), o projeto de lei que regulamenta o uso de doses remanescentes da vacina contra a covid-19 no estado, a chamada xepa da vacina.

Aprovada em primeiro turno, a proposta visa evitar o desperdício e garantir a imunização do maior número de pessoas possível no Paraná.

O projeto retorna ao plenário da Alep na próxima segunda-feira (16) para votação em segundo turno.

Segundo o texto, a medida prevê que as doses remanescentes das vacinas contra a covid-19 restantes em frascos utilizados para a vacinação deverão ser destinadas para os públicos prioritários previstos no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação (PNO) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Em caso da proximidade do vencimento e ausência de pessoas do grupo prioritário, as doses do imunizante, ainda conforme o projeto de lei, seriam aplicadas nas pessoas aptas a recebê-las, seguindo o cronograma de imunização de cada município.

“Esse projeto reflete um momento importante em que o Legislativo atue para que a gente crie uma padronização do uso das sobras de vacina, que a gente tenha o uso imediato dessas vacinas ao máximo de pessoas possível”, justificou o deputado Arilson Chiorato (PT), um dos autores da proposta, ao lado dos deputados Requião Filho (MDB), Tadeu Veneri (PT) e Luciana Rafagnin (PT).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="782396" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]