Campanha realiza atendimentos veterinários gratuitos em Curitiba

Até o final da campanha, a expectativa é receber mil cães. Os atendimentos são conduzidos pelos residentes em medicina veterinária da UFPR

Redação - 10 de julho de 2022, 07:00

Lucilia Guimarães/SMCS
Lucilia Guimarães/SMCS

Começaram nesta semana e seguem até o dia 29 de julho os atendimentos gratuitos da ação clínica da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba com o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Os atendimentos são exclusivos para cães e prevêem realização de exames clínicos básicos, vacinação antirrábica e polivalente, além da administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas.

A ação acontece e segunda a sexta-feira, em dois horários, pela manhã (8h30 e 10h) e à tarde (13h30 e 15h). Ao tood, são 50 vagas por dia no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, no setor de Ciências Agrárias da UFPR. Interessados devem fazer a inscrição pelo Guia Curitiba . A expectativa é atender mil animais até o final da campanha.

Os residentes de medicina veterinária do coletivo estarão à frente dos atendimentos, com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação e médicos veterinários voluntários.

O programa é voltado a protetores de animais e tutores que sejam beneficiários do Armazém da Família e realizado em parceria com a Medicina Veterinária da UFPR. Foi instituído por um termo de cooperação assinado em 2018.

Sobre o Centro

O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sede estabelecida em Curitiba – PR, é um centro de apoio no enfrentamento de demandas sociais ligadas aos animais, de forma a promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, famílias, comunidades e entorno, considerando os animais como parte integrante e indissociável dessas representações

Orientações e prevenção ao abandono

As equipes fazem também orientações sobre o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba, já que as avaliações são uma etapa prévia às castrações. E haverá, ainda, implantação gratuita de chips de identificação para inserção dos dados dos animais e tutores cadastrados no Sistema de Identificação Animal (SIA). Tutores e animais deverão estar previamente cadastrados no site da Rede de Proteção Animal.

Os tutores deverão deixar o carro estacionado em frente ao Hospital Veterinário e seguir a pé, 200 metros, até o Centro MVC, seguindo as placas de sinalização.

Serviço: campanha de avaliação clínica e vacinação para cães

Data: 4 a 29/7 (somente dias de semana)
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Centro de Medicina Veterinária do Coletivo. Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (Rua dos Funcionários, 1.540 – Cabral).
Inscrições: Guia Curitiba

*Com informações da UFPR