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Redação
25 de novembro de 2020, 17:33
O avanço da covid-19 não refletiu apenas no aumento da procura por hospitais e postos de Saúde, mas também no serviço de..
Redação - 25 de novembro de 2020, 17:40
O avanço da covid-19 não refletiu apenas no aumento da procura por hospitais e postos de Saúde, mas também no serviço de atendimentos feito pela prefeitura de Curitiba.
De acordo com a atual administração, a média de ligações diárias subiu de 83 para 173. O primeiro número foi registrado na primeira quinzena de novembro e o segundo é a média da parte final deste mês.
A orientação da prefeitura é para que qualquer pessoa com suspeita de covid-19 ligue no número (41) 3350-9000.
A central faz o encaminhamento para teleconsulta médica, emite a declaração de isolamento social e agenda o RT-PCR (teste que detecta o vírus na fase aguda da doença). O objetivo é dar agilidade ao atendimento, considerando as queixas clínicas do usuário.
"Desta forma o cidadão vai ao lugar certo e no momento certo, tornando o atendimento mais ágil e eficiente", explica coordenador geral do serviço, Mario Gilberto Nunes.
Conforme os dados municipais, Curitiba totaliza 70.243 casos (57.094 recuperados) e 1.649 mortes por coronavírus.
Todo o atendimento telefônico é feito por profissionais de saúde. A central conta com 57 profissionais: 33 médicos, 17 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros, dois assistentes administrativos e um coordenador geral. Os funcionários são contratados pela Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), que integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba.
Desde o fim de outubro, a central ampliou os serviços, com marcações de exames de mamografia e papanicolau, além do cadastro de usuários para as unidades municipais de saúde.
“Se houver outras demandas, atenderemos, mas a prioridade é manter as equipes focadas na assistência aos casos de coronavírus”, finaliza Mario.