Atendimentos pelo telefone sobre a covid-19 dobram em Curitiba

Redação

atendimentos prefeitura de curitiba covid-19

O avanço da covid-19 não refletiu apenas no aumento da procura por hospitais e postos de Saúde, mas também no serviço de atendimentos feito pela prefeitura de Curitiba.

De acordo com a atual administração, a média de ligações diárias subiu de 83 para 173. O primeiro número foi registrado na primeira quinzena de novembro e o segundo é a média da parte final deste mês.

A orientação da prefeitura é para que qualquer pessoa com suspeita de covid-19 ligue no número (41) 3350-9000.

A central faz o encaminhamento para teleconsulta médica, emite a declaração de isolamento social e agenda o RT-PCR (teste que detecta o vírus na fase aguda da doença). O objetivo é dar agilidade ao atendimento, considerando as queixas clínicas do usuário.

“Desta forma o cidadão vai ao lugar certo e no momento certo, tornando o atendimento mais ágil e eficiente”, explica coordenador geral do serviço, Mario Gilberto Nunes.

Conforme os dados municipais, Curitiba totaliza 70.243 casos (57.094 recuperados) e 1.649 mortes por coronavírus.

PREFEITURA DE CURITIBA TIRA DÚVIDAS SOBRE COVID PELO TELEFONE

Todo o atendimento telefônico é feito por profissionais de saúde. A central conta com 57 profissionais: 33 médicos, 17 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros, dois assistentes administrativos e um coordenador geral.  Os funcionários são contratados pela Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), que integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba.

Desde o fim de outubro, a central ampliou os serviços, com marcações de exames de mamografia e papanicolau, além do cadastro de usuários para as unidades municipais de saúde.

“Se houver outras demandas, atenderemos, mas a prioridade é manter as equipes focadas na assistência aos casos de coronavírus”, finaliza Mario.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="730707" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]