Atobá-grande é encontrado em navio mercante no litoral do Paraná

Redação

Atobá-grande é encontrado em navio mercante no litoral do Paraná

Um atobá-grande, ave pouco comum no litoral do Paraná, foi encontrado a bordo de um navio mercante no Terminal de Contêineres de Paranaguá. Este é o segundo registro da espécie em cinco anos de ações do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).

A ave, de 1,700 quilos,  foi encaminhada pelo IAT (Instituto Água e Terra) para atendimento pela equipe do LEC (Laboratório de Ecologia e Conservação) da UFPR. O atobá-grande apresentava uma lesão na asa esquerda e vai precisar de atendimento especializado da equipe.

De acordo com o veterinário responsável, Marcillo Altoé, a ave estava anilhada e com presença de um geolocalizador, que é um equipamento para rastrear o deslocamento dos animais, utilizado por grupos de pesquisa no Brasil que estudam as rotas migratórias e a forma de uso do litoral pelas espécies de aves marinhas.

A espécie de atobá-grande é comum na região do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde faz seus ninhos anualmente. Inclusive, a ave foi marcada pela equipe de pesquisa em dezembro de 2020.

Veja mais imagens da ave recebendo atendimento abaixo!

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="771756" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]