Aumenta o número de mortes por gripe no Paraná

Francielly Azevedo


Em uma semana, o Paraná registrou seis novas mortes por gripe. O número de óbitos passou de 31 para 37, segundo o boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (29), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

As cidades com maior número de mortes pela doença são: Curitiba, com seis casos; Foz do Iguaçu, na região oeste, com cinco mortes; e Paranavaí, no noroeste, com quatro óbitos.

Os casos confirmados da doença também saltaram de 109 para 133. Sendo que 85% das confirmações são de Influenza A, subtipo H1N1. Além disso, o Estado tem 314 casos em investigação.

Confira o boletim completo no link.

PREVENÇÃO

De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacinação é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus. É recomendada vacinação anual contra para os grupos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.

Além disso é orientado a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; uso de álcool gel; cobrir nariz e boca com dobra do braço quando espirrar ou tossir, evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença e evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

A Sesa também orienta que a pessoa busque atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença. Como calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostração, rinorreia e tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="626203" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]